quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

chá de fraldas - parte II

Bem, só fiz UM chá de fraldas em toda a minha vida... (e váaaaaarios 'Chás de Cozinha'! Acho que conta né?), maaaas, por pura ousadia, resolvi separar algumas dicas que considero importante para a realização deste evento social TÃO especial e importante e novo e emocionante e esperado na vida de uma mulher-agora-mãe. =]

dica n.1: decida qual dia/horário/local será o evento

a primeira coisa é decidir uma data para que você organize tudo baseado nesta. Sugiro que se escolha entre o finzinho do segundo trimestre e o início do terceiro, pois já tem barriga à mostra e ainda há disposição para montar, criar...ser uma grávida feliz e disposta. =D 
O horário e local te ajudarão a decidir o estilo da festa.
Fim de tarde? Um chá/café? Um brunch ao final da manhã? À noite? Um almoço na praia??
Aqui em João Pessoa, percebo que as pessoas costumam fazer fim de tarde nos finais de semana. Sabemos que nos finais de semana, conseguimos abraçar uma quantidade maior de convidados né? Dia de semana as pessoas trabalham, estão mais envolvidas na rotina, afazeres...então, se você quer uma festinha para muitos, nada melhor que o tão esperado final de semana.
Sobre o local, tem o quintal da casa dos avós, a casa de seus pais, dos sogros, o salão de festa do seu prédio, da igreja, do amigo, até um salão alugado que já tenha um pacote bacana com buffet incluso, ou seja, use de suas oportunidades, transformando essa festinha tão especial a cara de vocês.

dica n.2: para quantas pessoas? quem vocês irão convidar?

É uma festa íntima? Para os amigos do trabalho? Da igreja? Da universidade? É só para mulheres?
Há quem prefira uma festa só para as amigas, como há quem queira fazer com todo mundo junto ou somente a família (para os que têm 30 primos...rs)! Existem homens que preferem não se meter dizendo que isso é evento para mulher; já existem aqueles que gostam de ser participativos em tudo, tudo. Então, realmente, depende muitoooo do casal...decidam entre vocês e sejam felizes. hahaha

dica n.3: o que irei pedir?

Chá de fraldas X Chá de bebê: eis a questão!
Hoje em dia, no meio em que convivo, se tornou muito mais comum e prático o chá de fraldas.
Antigamente e em algumas poucas hoje em dia, se pedem mamadeira, chupeta, fralda de pano, slings, bacia, roupinha, etc...
É deselegante? Falta de educação? É feio montar uma listinha sendo específica?
De jeito nenhum! Na minha opinião, vai de acordo com a necessidade do momento e quem são os seus convidados. Se em sua lista, são seus familiares, amigos mais íntimos, aproveite, descubra uma loja bacana e monte a sua listinha lá...os convidados agradecem, pois muitos desconhecem esse mundo baby infantil e lojas de shopping sempre são mais caras. Como também, você pode montar sua lista e deixá-los livres para escolher onde comprar, ou dizer aos mais íntimos somente e deixar o restante mais à vontade.
Se os seus convidados extrapolarem do grau de não-intimidade, você pode ser mais genérico e fazer o famoso chá de fraldas/lenço umedecido, onde se faz a média de quantas fraldas de cada tamanho você pedirá (PAUSA: chequei em vários websites e conversei com várias amigas e parentes para tirar minha média, enfim, tamanhos M sempre em maior quantidade e P e G em menor. As RN eu mesma comprei. Vamos ver se vai dar certo...depois volto p/ dizer...rs...FIM DA PAUSA), inclusive, suas marcas prediletas.
Existe ainda o tipo de chá em que os convidados ajudam nos comes e bebes, alguns levam sucos, refris, outros levam salgadinhos, torradas e o anfitrião da festa prepara toda a parte de doces...ou seja, NÃO HÁ BEM UMA REGRA, a regra quem faz é você. Seja apenas prudente de acordo com suas necessidades, seus convidados e pronto! Monte sua festa a la yourself.

dica n.4: o que pretendo servir de comes e bebes?

Se eu for colocar aqui uma lista de opções para vocês, renderia outro post...kkkkk

dica n.5: se acabe nos frufrus e frescurites aqui...qual o seu limite?

Êeeeeeee, eu simplesmente aaaamo esta parte! =]
Tudo dentro dos limites, claro! Veja sempre seu orçamento com o seu maridón e até onde realmente vocês precisam/podem ir, pois não há necessidade de ficar no débito por conta deste evento, afinal, o(a) pequeno(a) está chegando e precisará de nossos créditos hein? rsrs
Enfim, aqui você pode ir longe...escolher um tema que tenha a ver com o quarto, que tenha a ver com a história de vocês, com o que vocês planejam para o baby, ou simplesmente cores que vocês gostam sem necessariamente ter um tema. No meu caso, escolhemos o azul em suas várias tonalidades, então, aqui seja livre para abusar de sua criatividade! O pinterest (sempreeee ele) está cheinho de idéias para os sem-idéias também...idéias com papel, com tecidos, com comidas, drinks, com pinturas...difícil realmente é você conseguir decidir algo em pouco tempo por lá!

dica n.6: Convites

Com tudo resolvido, finalmente, vamos convidar nossos amigos???
Aqui, tudo é válido! Se são amigos mais jovens, você pode criar um evento no facebook ou criar um convite virtual e enviar por email, evitando impressões e gastos de papel. Porém, se o seu público envolver pessoas mais velhas, as tias que não checam e-mail, que não têm facebook, é melhor evitar que eles não vejam, imprimir convites mesmo e enviar para todos...aiii que já vi cada idéia maravilhosa para convites, claro, lá no pinterest.
Escolha o seu estilo de convite e envie com pelo menos 15 a 20 dias de antecedência para que seus queridos se programem...

dica n.7: registre tudo.

Vocês têm câmera? Não?! Seus pais têm? Amigos?
Simplesmente não esqueçam de registrar esse momento tão único e especial que vocês irão querer lembrar p/ sempre e, de preferência, escolham algumas imagens para revelar.

Recebam os presentes, curtam o momento, as pessoas, o baby, que te faz mais linda com esse barrigão maravilhoso e viva intensamente que logo logo passa. (no meu caso, está voandoooo)

xero

P.s.:Aqui abaixo seguem algumas das imagens maravilhosaaaas que colhi no pinterest, minha barsa eletrônica. =p














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